Newsletter

Preencha os campos ao lado para receber as notícias e novidades do PAF.

Fechar

Nome: 
E-mail:

O Frango Colonial

Na criação alternativa de frangos, comumente conhecida no Brasil como Galinha Caipira, de Capoeira, Colonial ou outras denominações regionais, as aves tem acesso à pastagem, onde podem ingerir vegetais (verduras, pasto, resíduos de lavouras), sendo o desempenho das aves influenciado pela suplementação alimentar e ao pasto que é fornecido.

Como resultado deste sistema de criação - com aves de crescimento mais lento que o frango de corte criado em confinamento -, obtem-se uma carne mais escura e firme, com sabor acentuado e menor teor de gordura.

Durante muito tempo no Brasil, por falta de linhagens específicas, os produtores se habituaram a criação de frangos obtido através de cruzamentos realizados na propriedade, obtendo aves sem padronização e de crescimento desuniforme. Como alternativa, algumas empresas passaram a oferecer linhagens específicas para esse tipo de produção, como a Globoaves, que passou a importar da França matrizes para produção de frangos conhecidos no Brasil como "Label Rouge", que apesar de serem geneticamente selecionados, eram originados de genéticas vindas de locais de clima e pastagem diferentes da disponível em regiões tropicais, não atendendo a todas as necessidades de produtores e consumidores locais.

As linhagens utilizadas no Programa de Avicultura Familiar são frutos de trabalhos de pesquisas realizados pela Globoaves em parceria com o Groupe Grimaud, da França, unindo trabalhos realizados por uma das mais importantes empresas do Brasil em um Centro de Genética fundado no país na década de 80, com a tradição de uma empresa francesa no desenvolvimento de linhagens para produção de Frango certificado "Label Rouge". O resultado desta parceria é que hoje é produzido no Brasil linhagens de Frango Colonial que agradam tanto ao paladar, como as necessidades dos produtores de nossa região.



Conheça um pouco mais as linhagens utilizadas no Programa de Avicultura Familiar:

Pescoço Pelado

Aves de pescoço pelado, plumagem vermelha, pele e pernas amarelas.

Pescoço Pelado Carijó

Aves de pescoço pelado com plumagem carijó (preto e branco), pele e pernas amarelas.

Pesadão Vermelho

Aves com plumagem vermelha escura, penas da cauda pretas, pele e pernas amarelas.

Carijó

Aves com plumagem carijó (preto e branco), pele e pernas amarelas. Um aspecto que cabe ressaltar aptidão para postura destas aves.

Mesclado

Aves com cor de plumagem bastante variada, pele e pernas amarelas.

Desenvolvido pelo departamento de Marketing & Comunicação da GloboavesInstituto Globoaves